sábado, 5 de junho de 2010

Obedecer ou não, esta é a questão!

Sou um cumpridor de regras. Posso não concordar com uma ou outra, mas penso que se estão postas, precisam ser respeitadas. As regras são a única forma comprovada de se viver em sociedade. Elas são a costura das relações humanas e o seu cumprimento é o sustentáculo do modo de vida de uma espécie que possui um alto grau de conhecimento acumulado (cultura).

Entre os animais também existem regras, porém o  instinto é o principal alicerce do comportamento. A força, o vigor e a experiência de cada indivíduo é que vai estabelecer a hierarquia social entre os mesmos. Mas a partir do momento em que é estabelecida esta hierarquia cada indivíduo cumpre seu papel e sabe exatamente o que fazer dentro e para o grupo, de forma instintiva. As relações sociais e as regras que as movem entre os animais é um tema extremamente interessante, mas no momento, discutimos as regras das relações humanas.

Durante a sua evolução, o animal humano passou das simples relações instintivas, para complexas regras sociais baseadas fortemente na cultura de cada sociedade. Desde os princípios da história que a força cultural dos humanos procura organizar regras de convivência em sociedade, para que as relações não sejam ditadas simplesmente pela força física ou econômica. Os dez mandamentos são um bom exemplo desta tentativa de organização.

O estado democrático de direito talvez seja o ápice desta evolução até o momento. É uma organização social altamente complexa, onde existem regras que permitem que a civilização se desenvolva cada vez mais e é flexível o suficiente para permitir até mesmo a contestação destas regras e se for preciso, mudá-las. Está explicado porque eu sou um democrata, um defensor da democracia, do estado que vem dela e é claro um cumpridor de regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será publicado desde que não seja grosseiro. Opiniões contrárias são bem vindas, mas com argumentos e não com baixarias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...