Não sou nem quero ser politicamente correto. Alias pode até ser incorreto politicamente, mas acho um grande equívoco ser politicamente correto. Isso é para quem precisa lançar opinião de forma fácil e sem fazer muito esforço para pensar. Avaliar as questões que nos são colocadas e tirar conclusão própria e depois emitir opinião é um exercício que se não for praticado, nos torna robôs do pensamento comum (politicamente correto).
Pensar fora do quadrado, desafiar o que está estabelecido, contestar o senso comum do que é certo ou errado. Foram as personalidades que fizeram isto que construíram o progresso da civilização humana. O que é certo hoje não será nescessáriamente certo amanhã. Hora dito isso, fica exposto porque penso desta forma. É claro que considero coisas certas e erradas mas o que dita isto para mim é a minha consciência. Além do mais jamais podemos esquecer do contexto dos acontecimentos quando fazemos as nossas avaliações.
Procurar enxergar o que está havendo por detrás das aparências, isto é o segredo da correta interpretação das coisas e das situações. Desta forma temos o quadro real dos problemas, e ai sim temos as ferramentas para criar juízo de valor. Não podemos também nos esquecer que para formular um juízo honesto e verdadeiro precisamos também tentar afastar de nós qualquer preconceito que possa nos levar a erros de avaliação.
Como disse não é uma tarefa fácil, e provavelmente cometeremos muitos erros de avaliação, mas a tentativa de utilizar o método correto, é honesta e mantém nossa consciência limpa e a paz dentro de nós mesmos. Além do mais, quem nunca errou, é porque nunca tentou fazer nada ou tomou partido algum. Ir com a manada é seguro, no entanto não existe desafio e desta forma nunca se chegará antes a água limpa ou as pastos mais verdes.
Mô,
ResponderExcluirPode até ser que o termo "politicamente correto" não seja algo a se seguir, mas costumo interpretá-lo como "socialmente correto", e daí acho que é salutar que sejamos.
Beijos.
P.S.: Parabéns pelo blog, mesmo sendo suspeita para falar, tenho achado sua escrita realmente interessante.