domingo, 30 de maio de 2010

E a verdade é?

Não sou nem quero ser politicamente correto. Alias pode até ser incorreto politicamente, mas acho um grande equívoco ser politicamente correto. Isso é para quem precisa lançar opinião de forma fácil e sem fazer muito esforço para pensar. Avaliar as questões que nos são colocadas e tirar conclusão própria e depois emitir opinião é um exercício que se não for praticado, nos torna robôs do pensamento comum (politicamente correto).

Pensar fora do quadrado, desafiar o que está estabelecido, contestar o senso comum do que é certo ou errado. Foram as personalidades que fizeram isto que construíram o progresso da civilização humana. O que é certo hoje não será nescessáriamente certo amanhã.  Hora dito isso, fica exposto porque penso desta forma. É claro que considero coisas certas e erradas mas o que dita isto para mim é a minha consciência. Além do mais jamais podemos esquecer do contexto dos acontecimentos quando fazemos as nossas avaliações.

 Procurar enxergar o que está havendo por detrás das aparências, isto é o segredo da correta interpretação das coisas e das situações. Desta forma temos o quadro real dos problemas, e ai sim temos as ferramentas para criar juízo de valor. Não podemos também nos esquecer que para formular um juízo honesto e verdadeiro precisamos também tentar afastar de nós qualquer preconceito que possa nos levar a erros de avaliação.

Como disse não é uma tarefa fácil, e provavelmente cometeremos muitos erros de avaliação, mas a tentativa de utilizar o método correto, é honesta e mantém nossa consciência limpa e a paz dentro de nós mesmos. Além do mais, quem nunca errou, é porque nunca tentou fazer nada ou tomou partido algum. Ir com a manada é seguro, no entanto não existe desafio e desta forma nunca se chegará antes a água limpa ou as pastos mais verdes.

Um comentário:

  1. Mô,

    Pode até ser que o termo "politicamente correto" não seja algo a se seguir, mas costumo interpretá-lo como "socialmente correto", e daí acho que é salutar que sejamos.

    Beijos.

    P.S.: Parabéns pelo blog, mesmo sendo suspeita para falar, tenho achado sua escrita realmente interessante.

    ResponderExcluir

seu comentário será publicado desde que não seja grosseiro. Opiniões contrárias são bem vindas, mas com argumentos e não com baixarias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...