sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cuidado com a Ecologia

Tenho muitas restrições aos ecologistas, não quero dizer com isso que o tema não deva ser discutido,  muito pelo contrário, sou favorável a discussão sobre temas que envolvem paixões, más alerto aqui que devemos ter um certo cuidado com a ecologia. As bandeiras ecológicas, vejam só, estão na pauta do dia e o que é pior todas parecem ser politicamente corretas! epa! alerta amarelo ou talvez vermelho!

Slavoj Zizek, em "Examined life" disse : A ecologia está lentamente se tornando o novo ópio das massas, a maneira, como todos sabemos, como Marx definiu a religião. Aquilo que nós esperamos da religião é uma espécie inquestionável de autoridade: esta é a palavra de Deus, então é isso, não é algo que você questione. Afirmo que hoje a ecologia está se tornando mais e mais uma ideologia conservadora. Sempre que há uma importante descoberta científica, desenvolvimento da biogenética ou algo assim, surge uma voz que nos alerta para não ultrapassar, não violar certos limites invisíveis, “não faça isso, isso é demais”.  Hoje, mais e mais, esta voz é da ecologia: “não mexa com o DNA, não mexa com a natureza, não faça isso”. Isto é a ecologia hoje. (Ecology will slowly turn maybe into a new opium of the masses, the way, as we all know, Marx defined religion. What we expect from religion is a kind of unquestionable highest autority: it's God's word, so it is, you don't debate it. Today, I claim, ecology is more and more taking over this role of a conservative ideology. Whenever there is a new scientific breakthrough, biogenetical development, whatever, it is ever the voice which warns us not to trespass, violate a certain invisible limit, like "don't do that, it will be too much". That is today, more and more, the voice of ecology, like "don't mess with DNA, don't mess with nature, don't do this". This is ecology today.).

Numa carta do filósofo Alcuíno (Alcuin), que viveu no primeiro século após o nascimento de Cristo postulou: "E essas pessoas não devem ser ouvidas por quem continua dizendo que a voz do povo é a voz de Deus, desde que a devassidão da multidão sempre está muito próxima da loucura"

Venhamos e convenhamos da minha perspectiva preciso concordar com o Zizek, e com o Alcuíno, pois este tipo de pensamento normalmente é feito de forma acrítica e portanto com um viés torto e com a tendência de não permitir o contraditório. Apresentam suas bandeiras procurando torná-las verdades de fé ou em mitos como por exemplo o do aquecimento global (Vejam artigo magnífico do Dr. Luíz Correia no excelente Medicina Baseada em Evidências sobre o tema), acabam assumindo diversos preconceitos e o pior, quase sempre não apresentam alternativas.

O meio ambiente e sua eventual degradação são temas muito sérios para serem analisados de uma perspectiva simplista e a maior quantidade possível de dados e evidências precisam ser levados em conta para que decisões sejam tomadas nesta área, para que as consequências destas decisões sejam o mais satísfatórias possíveis dentro de uma perspectiva de sustentabilidade. O custo benefício corretamente avaliado é o que trará sim uma perspectiva definitiva de futuro melhor para o planeta e para as espécies que aqui vivem.

Um comentário:

  1. Meu amor, já falei sobre o politicamente correto, que acho ser interessante quando se utiliza para melhor conviver com as diferenças, mas o politicamente correto chatinho também me deixa com o pé atrás. Em se tratando de ecologia, acho que é importante a discussão, principalmente se nos levar, sem paranóias, a ter atitudes mais conscientes com o planeta. Acho importante diminuir o uso de sacos plásticos, economizar água, redefinir o destino do lixo...já bastam as toneladas de fraldas descartáveis.

    ResponderExcluir

seu comentário será publicado desde que não seja grosseiro. Opiniões contrárias são bem vindas, mas com argumentos e não com baixarias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...